quarta-feira, 11 de junho de 2014

Muitas novidades no Caxambu!

Depois de um longo tempo sem atualizar o blog, estamos de volta cheios de novidades!


A Biblioteca de Rua continua levando livros e magia para as crianças do Caxambu e agora alguns jovens da comunidade também animam a atividade! Junior, João Guilherme, Ana Tassia e Rariane frequentam a biblioteca desde que começou, quando eram crianças, e agora são os novos integrantes do grupo. Junto com eles, estamos recriando as atividades e o grupo de animação. Aqui vai um pouquinho da motivação deles em participar deste grupo:

"Desde o início eu participava do grupo e pra mim foi muito importante, principalmente para aprender a ter responsabilidade. Teve uma coisa que me marcou muito: foi quando o Alexandre (animador da biblioteca) me deu aula de violão na casa dele. Ele nem me conhecia e abriu a porta da casa dele pra ensinar alguma coisa pra mim. Ele acreditava em mim." - Marcio Junior
"Eu antes não gostava de ler e depois de participar comecei a gostar. Também era muito tímida e foi muito importante pra mim quando fizemos o teatro. Me ajudou muito." - Ana Tassia 
Sejam bem-vindos!

Conseguimos nosso primeiro financiamento através do edital “Ponto de Leitura” do Governo do Estado do Rio. Foi um grande exercício escrever um projeto e com ele vencer um edital, agora aguardamos a liberação do recurso. 
Enquanto escrevíamos, lembramos de muitas pessoas que passaram pelo grupo e todas as atividades que já realizamos ao longo destes 7 anos e meio. É extraordinário rever tudo o que foi construído e os caminhos que estamos trilhando hoje em dia. 
Nosso agradecimento a todos que fazem parte desta jornada!

A parceria com o CDDH foi ampliada e agora as atividades com os jovens acontecem 3x por semana. As oficinas atuais, além de trabalharem cidadania e direitos humanos, oferecem cursos de cinema e meio ambiente.



Também recebemos a visita da Beatriz Monje Barón, Delegada Regional para América Latina e Caribe do Movimento ATD Quarto Mundo, que visitou a comunidade, participou de uma reunião sobre Bibliotecas de Rua e se encontrou com os membros da Brasil pela Dignidade. Ela reside no México e trouxe de presente um lindo painel feito pelas crianças da biblioteca de rua de lá.

A Brasil pela Dignidade é a Associação dos Amigos do Movimento ATD Quarto Mundo no Brasil e nasce da vontade de se somar a uma luta mundial contra a miséria, pela valorização da dignidade e o respeito a cada ser humano. Aquí vai um trecho da carta que ela direciona a todos nós:

"Muito obrigada pela acolhida e pelo carinho. Foi um verdadeiro privilégio para mim descobrir em primeira mão a história do nosso Movimento no Brasil e tudo o que vocês fazem juntos e com outros para continuar crescendo como Movimento e como pessoas comprometidas ao lado dos que sofrem a violência da miséria. (...) 
O Movimento no Brasil nasce de vocês, que decidiram provocar um encontro transformador com famílias do Caxambu, ligando-nos ao mesmo tempo com famílias em Tegucigalpa, Lima, El Alto, Bangui, Londres... e junto com todas elas, junto ao que elas têm para oferecer ao mundo, criar uma mobilização global contra a miséria, pela dignidade de cada ser humano.
(...) Quando falamos sobre o impacto de nossas ações, fazíamos referência à violência que é para uma pessoa não ser reconhecida como ser humano. O encontro provocado ao longo de tantos anos através da Biblioteca de Rua permitiu o reconhecimento da humanidade de cada um e aí nasce a mudança, neste reconhecimento mútuo. Muito obrigada por me permitir conhecer o engajamento de cada um de vocês, seus sonhos e a força das pessoas com quem vocês caminham. Juntos dizemos: Brasil pela Dignidade!"


Até a próxima! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário